5.8.09

volta a portugal

Não sei porquê, mas gosto de ciclismo. Não sei porquê, mas o ciclismo entusiasma muita gente, em Portugal e no mundo. Em Portugal é mais estranho que no resto do mundo, porque os portugueses não ganham nada (apesar das boas prestações do Sérgio Paulinho, do José Azevedo e do Joaquim Agostinho). Penso que a fama do ciclismo se deve ao facto de ser um dos poucos desportos que se pode ver à borla e bem pertinho das "estrelas". Mas a verdade é que, em criança, adorava ver a Volta a Portugal. Perdia horas em frente à televisão e a brincar com os GI Joes, enquanto acompanhava o meu herói Vitor Gamito. Nunca ganhou na altura em que eu gostava dele, infelizmente. Perdeu para o Joaquim Gomes e para o Orlando Rodrigues, de quem eu não gostava na altura, mas de quem vim a gostar mais tarde, quando foram para a Sicasal. A época do ciclismo era o meu período mais animado das férias, até porque eu ajudava o meu pai que ajudava o meu tio que ajudava na organização do Circuito de São Bernardo, uma prova famosa no calendário do ciclismo em Portugal, e onde iam as principais estrelas do calendário nacional (Terei em casa um autógrafo do Vitor Gamito a atestar a presença dele no circuito). E o circuito era depois do final da Volta a Portugal. A única prova de ciclismo na qual participei foi na terra dos meus avós, e aí consegui um feito extraordinário, conseguindo vencer, na minha BMX vermelha, sem mudanças, a corrida do meu escalão e do escalão acima do meu. Fui ao palco e tudo, receber uma medalha, que ainda terei guardada como um dos poucos troféus que ganhei na vida. É claro que essa vitória apenas aconteceu porque o favorito, um miúdo com mais 3 ou 4 anos que eu, pedalou com muita força no início e a corrente saiu-lhe. Foi aí que aprendi a lição de gerir o esforço. Fora ele havia mais dois miúdos na corrida, o que diminuia a concorrência. E acho que um deles ainda tinha as rodinhas. Mais tarde participei numa prova de cicloturismo da escola mas tive muita dificuldade em subir uma ladeira, passando vergonha à frente de alguns colegas quando tive de levar a bicicleta a pé. Gosto de ciclismo, mas nunca quis ser ciclista. Cansa muito e faz doer o rabo.

Sem comentários: